A formação de uma comunidade leitora é um dos grandes pilares do trabalho do colégio, que busca realizá-lo de forma consistente e bem estruturada, pois acreditamos no poder transformador da leitura.
O colégio fornece acesso a uma ampla gama de obras, cultiva habilidades críticas de leitura e promove o amor pela literatura. Como mediadores entre os textos e os alunos, os professores os orientam na análise e na interpretação de obras criteriosamente escolhidas, promovem discussões, atividades de leitura colaborativa e projetos que incentivam a reflexão sobre os temas, por meio das Rodas de Leitura da Ciranda Literária. Na Leitura Compartilhada trabalha-se coletivamente um livro mais desafiador. No Palco do Sucesso, alunos praticam a leitura em voz alta e a fala em público. A Leitura Deleite, realizada pelas professoras para fruição, incentiva a prática leitora e o gosto pelos livros.
Ao integrar a literatura em diferentes áreas do currículo e ao promover uma cultura de leitura por meio de eventos, como a InterArtes, por exemplo, a escola nutre não apenas leitores habilidosos, mas também indivíduos capazes de apreciar e compreender o valor da expressão escrita em suas vidas.
A Educação Tecnológica se consolida em programas de aprendizagem multidisciplinar baseados em projetos, os quais não apenas priorizam o ensino científico, mas também abordam questões cruciais da era digital, estimulam a aprendizagem criativa e o uso consciente das mídias digitais, a familiarização com dispositivos de segurança e a capacidade de pesquisa e identificação de informações confiáveis.
A Cultura Maker ao ser integrada nesse processo, amplia as habilidades dos alunos por meio da experimentação e da construção coletiva do conhecimento "mão na massa".
Os Jogos Interclasse, que acontecem internamente, têm a finalidade de promover a integração entre os alunos, favorecendo a socialização, o trabalho em equipe, a disciplina, a cooperação mútua e o saber ganhar e perder. O colégio também participa dos Jogos Estudantis, promovido pela SMEL/PMVR, uma vez que este evento traz vivências enriquecedoras aos alunos.
O evento InterArtes é uma grande exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, tanto do Ensino Fundamental I como II, ao longo do ano.
O Colégio Interativo tem como prática programar excursões para que os alunos possam obter mais conhecimentos também fora dos muros da escola. Estes eventos sempre fazem parte de um projeto, alvo de estudo de campo e pesquisa da turma naquele momento. As excursões são enriquecedoras, tanto no aspecto de socialização, como de aquisição de aprendizagem.
No Colégio Interativo, acreditamos que o desenvolvimento socioemocional dos alunos é tão importante quanto o seu progresso acadêmico. Por isso, adotamos a Disciplina Positiva como base para nossas práticas educacionais. A Disciplina Positiva encoraja comportamentos positivos e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais essenciais, como empatia, autocontrole e resiliência. Estamos comprometidos em criar um ambiente escolar onde cada aluno se sinta valorizado e motivado a alcançar o seu melhor, tanto academicamente quanto pessoalmente.
Espaço reflexão e troca de experiências em condução de relacionamentos entre educadores/pais e alunos/filhos em formação, o projeto "Altos Papos" proporciona um encontro semanal dedicado a discutir aspectos cruciais da educação, bem como questões socioemocionais e educacionais dos alunos. Com a presença do psicólogo escolar e da orientadora educacional, proporcionamos um tempo significativo para trocas construtivas. A participação dos pais fortalece a parceria entre escola e família, contribuindo para o desenvolvimento integral de seus filhos.
Para os desafios das disciplinas de Matemática e de Redação, a escola mantém monitorias presenciais para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.